Ouça esse post
O mercado de SUVs no Brasil não para de crescer, e a Volkswagen entra com força total na briga do segmento de entrada com o lançamento do novo Volkswagen Tera 2026. Com a promessa de ser um carro bonito, espaçoso, tecnológico e, acima de tudo, econômico, o Tera chega para desafiar concorrentes de peso como o Fiat Pulse, Renault Kardian, Jeep Renegade e Caoa Chery Tiggo 5X. Mas será que ele entrega tudo o que promete? Vamos mergulhar nos detalhes para descobrir.
Posicionamento e Preço Competitivo: A Primeira “Pegadinha”

A Volkswagen gerou grande expectativa com o Tera, posicionando-o como um dos principais lançamentos do ano. Inicialmente, o veículo chegou com um preço promocional muito atrativo de R$ 99.990, mas atenção: esse valor era apenas para o primeiro lote de 999 unidades e já se esgotou. Atualmente, o Volkswagen Tera parte de R$ 103.990 na versão de entrada 1.0 MPI e pode ultrapassar os R$ 142.000 na versão topo de linha Highline (agora chamada “Rai”) com todos os opcionais.
O Tera se destaca por ser o mais econômico e o mais barato da categoria em algumas configurações, mas essa vantagem de preço vem com uma “pegadinha” importante: para ter um Tera TSI na faixa de preço de R$ 118.710 (com opcional de roda), ele é oferecido com câmbio manual, enquanto seus principais concorrentes como Renegade Sport, Fiat Fastback Turbo e Caoa Chery Tiggo 5X Sport, na mesma faixa de preço de até R$ 120.000, já vêm equipados com câmbio automático. Essa é uma diferença significativa, pois a maioria dos consumidores hoje busca o conforto da transmissão automática devido ao trânsito caótico das grandes cidades.
Motores e Desempenho: Priorizando a Economia
O Volkswagen Tera chega com duas opções de motorização, ambas focadas na eficiência:
- 1.0 MPI (versão de entrada): Este motor aspirado entrega 84 cavalos de potência e 10 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas.
- 170 TSI (demais versões): Um motor 1.0 turbo de injeção direta, que oferece até 116 cavalos de potência no etanol (109 cv na gasolina) e 16 kgfm de torque, disponível com transmissão manual ou automática de seis velocidades.
Em termos de desempenho, o Tera 170 TSI automático faz de 0 a 100 km/h em 11.2 segundos. Surpreendentemente, a versão manual do Tera TSI melhora esse tempo para 10.1 segundos, devido a menos perdas por causa do conversor de torque em comparação com o automático convencional.
Comparação de Potência com Concorrentes: O Jeep Renegade se destaca com o motor 1.3 turbo de 176 cavalos, sendo o mais potente deste comparativo. O Fiat Fastback com seu 1.0 turbo entrega 130 cavalos, e o Tiggo 5X com um 1.5 turbo alcança até 150 cavalos. Embora o Tera seja o menos potente em cavalaria, sua versão manual pode surpreender no desempenho devido à eficiência da transmissão.
Consumo de Combustível: O Grande Trunfo do Tera
Se há um quesito em que o Volkswagen Tera brilha, é no consumo de combustível. Ele é, de fato, o mais econômico da comparação.
- Volkswagen Tera (dados do Inmetro):
- 1.0 MPI: Média de 14.2 km/L (gasolina).
- 170 TSI Manual: Média máxima de 15 km/L (gasolina).
- 170 TSI Automático: Média de 14.5 km/L (gasolina).
Em testes práticos, o Tera 170 TSI demonstrou um consumo impressionante de 20.6 km/L na gasolina em uma condução econômica, e até 15 km/L em uso real com a versão automática.
Comparativo de Consumo:
- O Tiggo 5X é o que mais consome, com dados de 10 km/L na cidade e 12.1 km/L na estrada.
- O Renegade, sendo mais potente e pesado, também é mais “gastador”, mas ainda assim consome menos que o Tiggo 5X.
- O Fiat Fastback se equilibra bem, não sendo o mais econômico nem o mais rápido, mas perdendo apenas para o Tera no consumo e para o Renegade no desempenho.
Para quem prioriza economia de combustível, o Tera é a melhor opção e supera a concorrência nesse aspecto.
Design e Acabamento Interno: Elevando a Régua

A Volkswagen acertou em cheio no visual do Tera, que ficou “lindo” e aparenta ser um carro de categoria superior. Ele traz uma logotipia padrão da Volkswagen e um friso central discreto em cromo acetinado.
Destaques Visuais:
- Faróis e lanternas de LED de série desde a versão de entrada.
- DRL noturno dividido em dois elementos na versão Rai.
- Rodas: Opcional de rodas de liga leve de 16 polegadas para a versão de entrada, enquanto outras versões ganham rodas diamantadas de 16 ou até 17 polegadas na Rai. É importante notar que os concorrentes geralmente já vêm de série com rodas de 17 ou 18 polegadas.
- Acabamentos externos: Apliques pretos na caixa de roda, maçanetas na cor da carroceria, barra de teto integrada, e um aerofólio em preto brilhante na versão Rai.
- A paleta de cores é variada, com destaque para o vermelho clássico, azul e opções neutras.
Acabamento Interno: A Volkswagen finalmente elevou o nível do acabamento interno na cabine do Tera.
- As versões mais simples utilizam plástico texturizado de boa qualidade.
- A versão intermediária adiciona uma faixa de tecido no painel.
- A versão Rai (Highline) se destaca com um acabamento emborrachado e acolchoado com detalhes de pintura e costura aparente.
- O volante na versão Rai é revestido em couro com costura preta e base reta.
Mesmo sendo um SUV de entrada, o Tera oferece uma cabine espaçosa com 4,15 metros de comprimento e o mesmo entre-eixos do Polo e Nivus (2,56m). Para quem tem até 1,80m de altura, o espaço na segunda fileira é suficiente, com bom espaço para cabeça e pernas.
Porta-Malas: O Tera tem um porta-malas de 350 litros (padrão VDA). No padrão mais flexível que alguns concorrentes divulgam, ele pode subir para mais de 400 litros. Comparativamente, o porta-malas do Tera é maior que o do Renegade e do Tiggo 5X. No entanto, o Fiat Fastback se destaca disparado com um porta-malas “gigantesco” e “surreal”, sendo um de seus pontos mais fortes em termos de praticidade. Para conseguir um bom volume no porta-malas, a Volkswagen “capou” o espaço para as pernas no banco traseiro do Tera, tornando-o mais apertado que o Fastback nesse quesito.
Equipamentos e Tecnologia: Segurança em Primeiro Lugar
O Volkswagen Tera sai completinho de fábrica, mesmo nas versões de entrada, com um pacote de segurança robusto e tecnologia embarcada:
- Segurança:
- Seis airbags. O Fastback, por exemplo, tem apenas quatro airbags.
- Detector de fadiga.
- Sistema de frenagem semiautônoma de emergência (ADAS): O Tera é o único neste comparativo que já vem com frenagem automática de emergência, mesmo nas versões de entrada. Para quem não entendeu, ADAS (Advanced Driver-Assistance Systems) são sistemas eletrônicos que auxiliam o condutor na segurança, atuando preventivamente para evitar acidentes.
- Testes de Colisão: O Tera foi o único testado no Latin NCAP sob o protocolo novo e extremamente exigente, recebendo uma nota alta. O Renegade foi testado no passado, mas com um protocolo antigo e menor número de airbags, não sendo comparável.
- Assistente de partida em rampa (presente em todos os comparados).
- Monitoramento de pressão dos pneus (presente em todos os comparados).
- Pacote ADAS opcional (versão Rai): Inclui piloto de cruzeiro automático adaptativo (ACC), sensor de ponto cego, câmera multifuncional e assistente de permanência em faixa (Lane Assist). O ACC é de série na versão Comfort. Destaque para a frenagem ativa em ré ao detectar carros passando atrás em vagas de estacionamento.
- Plataforma MQB: A plataforma do Tera é considerada a mais otimizada em termos de peso e resistência, contribuindo para a segurança. A plataforma do Renegade (Small Wide) é muito forte, mas mais pesada, e a do Fastback (MLA) recebeu reforços, mas não tem a mesma resistência estrutural.
- Conforto e Conveniência:
- Multimídia Volkswagen Play (10.1 polegadas): Presente desde a versão de entrada, com todas as opções e conexão sem fio para Android a partir da versão Comfort.
- Quadro de instrumentos digital: Tela de 8 polegadas (nas versões de entrada) ou 10 polegadas (exclusivo da Rai), configurável e de excelente resolução. Fastback e Renegade vêm com mostradores analógicos e tela central menor.
- Ar condicionado: Todas as versões possuem ar condicionado. O Fastback tem ar condicionado automático digital, o que é um diferencial. O Tiggo 5X tem um controle digital no multimídia, mas não é automático (não mantém a temperatura ideal). O Tera tem ar manual, e não oferece saídas de ar traseiras.
- Piloto automático: Todos os modelos comparados têm piloto automático, inclusive o Tera com câmbio manual.
- Partida por botão: Disponível a partir da versão Comfort Line.
- Chave presencial: O Tera e o Tiggo 5X possuem. Renegade e Fastback usam chave canivete.
- Carregador por indução: Exclusivo da versão Rai.
- Farol automático: O Tiggo 5X é o único que o possui, mas o Tera Rai tem o acendimento automático e alternância automática do farol alto.
- Freio de estacionamento eletrônico: Todos os outros comparados possuem, o Tera não, vindo com o tradicional freio de mão manual.
- Câmera de ré: Apenas o Tiggo 5X tem câmera de ré de série. Renegade e Tera/Fastback não a possuem nas versões de entrada, contando apenas com sensor de estacionamento traseiro (Tera e Fastback). A versão Rai do Tera tem câmera de ré bem discreta e de boa qualidade.
- Retrovisor eletrocrômico e teto solar: Nenhum dos modelos comparados possui nessas versões de entrada.
- Conectividade: O Tera é um carro conectado com o aplicativo “Meu Volkswagen”, que permite acesso remoto a informações e funções do carro, e também estreia a inteligência artificial OTO no Brasil.
Outros Detalhes Importantes:

- Suspensão: O Tiggo 5X e o Renegade possuem suspensão independente. A do Renegade é considerada a melhor para estrada.
- Freios: Todos os carros freiam bem. O Fastback é o único que ainda utiliza freio a tambor na traseira nessas versões. O Tera com motor turbo possui freio a disco nas quatro rodas.
- Altura do Solo e Ângulos: O Tera tem uma altura livre do solo de 178 mm (com rodas de 17 polegadas). O Tiggo 5X é o mais baixo (150 mm), mas se destaca pelos bons ângulos de entrada e saída, o que o faz raspar menos em ladeiras.
Concorrência Direta: Prós e Contras
Vamos fazer um breve resumo dos concorrentes diretos do Tera na faixa de preço de até R$ 120.000:
- Jeep Renegade Sport:
- Prós: Motor mais potente do comparativo (1.3 turbo de 176 cv), plataforma muito robusta, 5 anos de garantia.
- Contras: Versão de entrada não vem com multimídia (um grande fator decisivo de compra), é o mais pesado e, consequentemente, mais gastador, não tem saídas de ar traseiras, não tem sensor de estacionamento.
- Fiat Fastback Turbo:
- Prós: Melhor custo-benefício para muitos, especialmente pelo porta-malas gigantesco e prático, multimídia muito boa, ar condicionado automático digital, bons ângulos de entrada/saída, faróis de LED, paddle shifts. Alia bem desempenho e consumo.
- Contras: Apenas 4 airbags, freio a tambor na traseira, não tem chave presencial. Alguns podem considerá-lo o “mais feio” do comparativo (questão de gosto pessoal).
- Caoa Chery Tiggo 5X Sport:
- Prós: Impressiona mais pelo porte e equipamentos, bem acabado por dentro, painel bonito, multimídia atualizada de 10.25 polegadas com Android Auto sem fio, bancos de couro de série, chave presencial, 5 anos de garantia, suspensão independente, bons ângulos de ataque e saída, câmera de ré de série.
- Contras: Motor não muito econômico, desempenho não tão empolgante, único sem farol de LED, ar condicionado digital no multimídia mas não automático, não tem saídas de ar traseiras.
O Veredito: O Tera Vai Assumir a Liderança?
O Volkswagen Tera chega com uma proposta muito forte. Ele é o mais econômico, tem um design atraente, um acabamento interno que eleva o padrão da Volkswagen no segmento de entrada, e um pacote de segurança completo, especialmente com a frenagem automática de emergência de série. A plataforma MQB é um ponto técnico fortíssimo, conferindo resistência e otimização.
No entanto, a grande “pegadinha” do Tera na faixa de R$ 120.000 é seu câmbio manual, o que pode afastar boa parte dos consumidores que buscam o conforto do automático, algo que seus concorrentes oferecem pelo mesmo preço. Além disso, a garantia de 3 anos da VW fica abaixo dos 5 anos oferecidos por Jeep e Caoa Chery. O porta-malas, embora bom, perde para o Fastback em praticidade, e o espaço traseiro para as pernas é mais apertado.
Para quem prioriza economia e segurança acima de tudo, o Tera é uma excelente pedida. No entanto, se o conforto do câmbio automático e a praticidade do porta-malas são prioridades, o Fiat Fastback se apresenta como um custo-benefício imbatível. O Tiggo 5X é para quem busca um carro com mais “mimos” e que impressiona visualmente, apesar de suas especificações técnicas não serem tão fortes quanto as do Fastback ou o consumo do Tera. O Renegade, embora um ótimo produto, perde pontos na versão de entrada pela falta de multimídia.
A expectativa é que o Tera assuma a liderança no segmento de SUVs compactos de entrada, impulsionado pela novidade, beleza, preço atrativo e, principalmente, a economia de combustível. A concorrência, como Fiat e Renault, terá que reagir, possivelmente mexendo em seus próprios line-ups para se manterem competitivas.
Em última análise, a escolha entre esses SUVs compactos dependerá das suas prioridades. O Volkswagen Tera é um competidor de peso, que não deve ser subestimado, e representa uma evolução significativa para a marca no segmento.