Elétricos e modelos acessíveis da Dacia ajudaram nos resultados
Texto: Marcos Camargo
O Renault Group apresentou aumento de 1,3% nas vendas globais no primeiro semestre de 2025, alcançando 1,169 milhão de veículos comerciais em comparação com 1,153 milhão no mesmo período de 2024.
Na Europa, onde o mercado de carros de passeio caiu cerca de 1%, a Renault escapou da tendência negativa através de um avanço de 5,4%, com 708.106 unidades registradas, segundo dados da empresa.
O grupo destacou que 59% das unidades vendidas na Europa foram eletrificadas — entre híbridos, plug-in e elétricos — com uma forte alta de 57% nas vendas de elétricos puros (16% do total). A marca principal Renault cresceu 8,4% em modelos particulares (642.652 unidades), conquistando a 2ª posição no ranking europeu de veículos de passageiros .
As vendas de veículos comerciais leves (LCV) da Renault caíram 23% no semestre, totalizando 165.761 unidades. Desde janeiro, os volumes de vans na Europa vêm caindo até 14,9%, com o impacto se refletindo diretamente nas operações da Renault, que cortou cerca de 300 postos em sua fábrica na França devido à demanda reduzida .
A receita do grupo atingiu €27,6 bilhões, com margem operacional em 6,0%, abaixo da meta anterior de 7%, e um fluxo de caixa livre reduzido a €47 milhões, em parte devido ao acúmulo de estoques em 530 mil veículos no final de junho. Com a pressão do mercado, a Renault revisou suas metas para 2025, apontando margens operacionais previstas de 6,5% (antes acima de 7%) e fluxo de caixa livre de €1–1,5 bilhão, abaixo da projeção original de mais de €2 bilhões .
No semestre, as vendas de carros elétricos na Europa chegaram a 869 mil unidades, representando 15,6% do total. Ainda assim, o crescimento do segmento de comerciais ainda está atrás — apenas 6,1% dos novos registros de vans foram elétricos, um cenário que reforça o desafio enfrentado pela Renault no setor.
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