CINCO ÓTIMAS OPÇÕES DE SEDANS MÉDIOS ATÉ R$ 80.000,00

E aí, pessoal! Sejam bem-vindos à nossa coluna especial, onde a gente desvenda o mundo dos carros usados para você fazer a melhor compra! Hoje, o papo é sobre sedãs médios, aqueles carros ideais para quem busca conforto, espaço e um toque de elegância, tudo isso na faixa dos R$ 80.000 em 2025!

Pegamos as dicas quentinhas do pessoal, que sempre prioriza o custo-benefício e a imparcialidade. Eles focaram em modelos de 2015 a 2021 e, olha só, a grande maioria com câmbio automático, porque manual já é raridade e o mercado prefere a comodidade, né? Ah, e os preços são baseados na tabela FIPE de São Paulo, então é uma referência que pode variar um pouco dependendo de onde você está e do estado do carro. Carros conservados e mais completos geralmente valem um pouco mais, enquanto os menos conservados ou com menos equipamentos valem menos.

Antes de mergulhar nos detalhes de cada possante, uma dica de ouro para quem vai comprar um seminovo: sempre verifique a procedência, a conservação e se a manutenção está em dia! Pra não cair em roubada, a gente indica um serviço chamado “Olho no Carro”. Com a placa do veículo, você descobre tudo: se teve sinistro, se passou por leilão, multas, pendências financeiras e judiciais, e em alguns casos, até quilometragem e fotos! É super acessível, e tem um cupom de desconto exclusivo para você, nosso leitor: TESTE15! Essa é uma segurança essencial que você não pode abrir mão em meio a tantos golpes por aí.

Agora, vamos aos nossos destaques de sedãs médios:

1. Toyota Corolla (XI Geração – 2015 – 2.0 CVT)

Começamos com o queridinho do Brasil! Estamos falando do Corolla XEi ano 2015, aquele com motor 2.0 e câmbio automático CVT que simula sete marchas. Hoje, ele está na faixa dos R$ 82.000. Essa é a 11ª geração do Corolla, lançada no Brasil em 2014 como linha 2015, e foi o primeiro a usar o câmbio CVT com simulação de sete marchas. Ele recebeu uma pequena reestilização a partir da linha 2018 e mudou de geração em 2020.

  • O que ele tem de bom?
    • É um carro robusto e super confiável, daqueles que quase não dão dor de cabeça.
    • Conforto de sobra e muito espaço interno.
    • Acabamento de qualidade e um consumo que agrada, considerando a categoria.
    • E o mercado? Ele valoriza bastante, o que é ótimo se um dia você for vender.
  • E os pontos pra ficar de olho?
    • Os itens de série podem ser um pouco mais básicos que nos concorrentes, mesmo nas versões mais completas.
    • E, como dissemos, ele é supervalorizado no mercado de usados, o que é ruim pra quem compra.
    • Apesar de não ter problemas crônicos, fique atento à troca periódica do fluido do câmbio CVT, em média a cada 50 ou 60 mil km.

Com seu motor 2.0 de 154 cavalos (etanol) e 143 cavalos (gasolina) a 5600 rpm, e torque máximo de 20.3 kgfm (etanol) e 19.4 kgfm (gasolina) a 4800 rpm, pesando 1295 kg, o Corolla vai de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos. O consumo urbano é de 7.2 km/l no etanol e 10.6 km/l na gasolina, e o consumo rodoviário é de 8.8 km/l no etanol e 12.6 km/l na gasolina. O porta-malas tem 470 litros.

2. Honda Civic (IX Geração – 2016 – EXR/LXR 2.0 Automático)

Nosso segundo astro é o Honda Civic, nas versões EXR (mais completa, cerca de R$ 81.000) ou LXR (intermediária, cerca de R$ 77.000), ambas 2016 com motor 2.0 e câmbio automático convencional de cinco marchas. Essa geração do Civic, a nona global, foi lançada no Brasil em 2012, e a geração seguinte chegou em 2016 como linha 2017.

  • O que ele tem de bom?
    • Assim como o Corolla, é robusto e confiável.
    • A dirigibilidade é um show, pra quem gosta de um carro mais “na mão”.
    • Vem bem equipado, dependendo da versão.
    • E também tem boa liquidez no mercado.
  • E os pontos pra ficar de olho?
    • A suspensão é bem firme, o que é ótimo para a dirigibilidade, mas pode não agradar quem prefere um carro mais macio no dia a dia, especialmente nas nossas ruas.
    • Fique atento a alguns ruídos internos que costumam surgir com o tempo.
    • E o preço de certas peças originais Honda pode ser salgado, e nem sempre é fácil achar peças paralelas de boa qualidade para a linha Honda.

O Civic tem um motor 2.0 de 16 válvulas com comando simples e corrente, com potência de 155 cavalos (etanol) e 150 cavalos (gasolina) a 6300 rpm, e torque máximo de 19.5 kgfm (etanol) e 19.3 kgfm (gasolina) a 4800 rpm. Pesando 1294 kg, ele faz de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos. O consumo urbano é de 6.4 km/l no etanol e 9.7 km/l na gasolina, e o rodoviário é de 9.4 km/l no etanol e 13.8 km/l na gasolina. O porta-malas tem 449 litros. Sua mecânica é robusta e confiável, sem problemas crônicos, mas a suspensão, por ser mais firme, sofre um pouco com as ruas, incluindo a traseira independente com mais componentes sujeitos a desgaste.

3. Nissan Sentra (VII Geração – 2018 SL / 2020 SV – 2.0 CVT)

Na terceira posição, temos o Nissan Sentra, um sedã que entrega muito conforto! Você pode encontrar a versão SL 2018 (a mais completa) ou a SV 2020 (intermediária) na faixa dos R$ 80.000. Essa geração do Sentra, a sétima global, foi lançada no Brasil em 2013 como linha 2014, importada do México com motor 2.0 flex. Ele recebeu uma reestilização a partir da linha 2017 e foi importado até 2020. A oitava geração chegou em 2023, também importada do México, mas com motor 2.0 somente a gasolina.

  • O que ele tem de bom?
    • É um carro robusto, confiável, e super confortável.
    • Espaço interno de sobra e um acabamento caprichado.
    • Vem com bons itens de série, dependendo da versão.
    • E o porta-malas é gigante, com 503 litros!
  • E os pontos pra ficar de olho?
    • Algumas peças específicas podem ser bem caras, principalmente as de acabamento.
    • Apesar dos números oficiais do IMETRO parecerem bons, na prática, o consumo pode ser relativamente alto, dependendo de como você dirige.
    • Assim como o Corolla, por usar câmbio CVT, é fundamental fazer a troca periódica do fluido em média a cada 50 ou 60 mil km.
    • Fique atento a um problema mais recorrente no acionamento do eletroventilador; embora seja fácil de resolver, se ignorado, pode causar superaquecimento e problemas mais sérios.

O Sentra tem um motor 2.0 de 16 válvulas com comando duplo e corrente, com potência de 140 cavalos (etanol/gasolina) a 5100 rpm, e torque máximo de 20 kgfm (etanol/gasolina) a 4800 rpm. Pesando 1360 kg, ele faz de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos. O consumo urbano é de 6.7 km/l no etanol e 9.9 km/l na gasolina, e o rodoviário é de 9.1 km/l no etanol e 12.7 km/l na gasolina.

4. Chevrolet Cruze (II Geração – 2017 LT – 1.4 Turbo Automático)

Se você busca desempenho, o Chevrolet Cruze LT 2017 com motor 1.4 turbo e câmbio automático convencional de seis marchas é uma excelente pedida! Ele está na faixa dos R$ 78.000 e, mesmo sendo a versão intermediária, já vem bem equipada. O Cruze foi lançado no Brasil em 2011 como linha 2012, inicialmente com motor 1.8. A segunda geração, com motor 1.4 turbo, chegou em 2016 como linha 2017. Ele recebeu nova reestilização em 2019 e deixou de ser fabricado em 2024.

  • O que ele tem de bom?
    • Conforto de primeira.
    • O desempenho do motor 1.4 turbo é incrível, com ótima potência e torque em baixas rotações.
    • O consumo com esse motor também é muito bom.
    • Vem muito bem equipado, mesmo na versão LT.
    • Acabamento de qualidade e uma construção sólida.
  • E os pontos pra ficar de olho?
    • Algumas peças específicas podem ser caras.
    • Por ser um motor turbo de injeção direta, a manutenção pode ter um custo mais elevado a médio e longo prazo, e exige mais atenção às manutenções preventivas.
    • Também é crucial a qualidade do combustível para esse motor.

Com um motor 1.4 turbo de 16 válvulas, injeção direta e comando duplo com corrente, o Cruze entrega 153 cavalos (etanol) e 150 cavalos (gasolina) a 5200 rpm, e torque máximo de 24.5 kgfm (etanol) e 24 kgfm (gasolina) a 2000 rpm. Pesando 1321 kg, ele faz de 0 a 100 km/h em apenas 9 segundos! O consumo urbano fica em 7.6 km/l no etanol e 11.2 km/l na gasolina, e o rodoviário em 9.6 km/l no etanol e 14 km/l na gasolina. O porta-malas tem 440 litros. A mecânica do Cruze é robusta e não apresenta problemas crônicos, mas requer atenção com as manutenções preventivas e a qualidade do combustível.

5. Citroën C4 Lounge (2021 Shiny – 1.6 Turbo Automático)

Fechando nossa lista com um carro que oferece um “algo a mais”! O Citroën C4 Lounge Shiny 2021, versão topo de linha com motor 1.6 turbo e câmbio automático convencional de seis marchas, custa cerca de R$ 82.000. O C4 Lounge foi lançado em 2013 como linha 2014, com os motores 2.0 flex e 1.6 THP turbo (inicialmente só a gasolina). A partir de 2015, o motor 1.6 turbo passou a ser flex. Ele recebeu uma pequena reestilização a partir da linha 2018 e deixou de ser fabricado em 2020.

  • O que ele tem de bom?
    • Desempenho espetacular do motor 1.6 THP.
    • Ótimo consumo para a categoria.
    • É um carro muito confortável, com itens de série e acabamento que impressionam.
    • O câmbio automático é da japonesa Aisin, super robusto e confiável, e é utilizado em diversas outras marcas!
  • E os pontos pra ficar de olho?
    • A manutenção tem custo mais elevado e pede mão de obra especializada, por ser um motor turbo de injeção direta.
    • O mercado é mais restrito devido a um certo “preconceito” com carros de marcas francesas.
    • Algumas peças específicas também podem ser bem caras.
    • A suspensão pode sofrer um pouco com nossas ruas, já que o carro é pesado.
    • Este motor 1.6 THP turbo teve alguns problemas crônicos nos primeiros anos (quando era somente a gasolina), mas a maioria desses problemas foi solucionada a partir de 2015, quando ele passou a ser flex.

O C4 Lounge entrega impressionantes 173 cavalos (etanol) e 166 cavalos (gasolina) a 6000 rpm, e torque máximo de 24.5 kgfm (etanol/gasolina) a 10000 rpm. Pesando 1500 kg, ele faz de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos. O consumo urbano é de 7.1 km/l no etanol e 10.5 km/l na gasolina, e o rodoviário é de 9 km/l no etanol e 13.2 km/l na gasolina. O porta-malas tem 450 litros. O C4 Lounge desse ano (2021) não possui problemas crônicos, mas por ser um motor turbo de injeção direta, requer cuidados com a qualidade do combustível e com as manutenções preventivas.

É isso, pessoal! Cinco opções de sedãs médios para você pesquisar e, quem sabe, encontrar o seu próximo carro! Gostou das dicas? Deixe seu like, compartilhe com a galera e se inscreva para mais conteúdos como esse! E se você tem ou já teve algum desses carros, conte sua experiência nos comentários! Sua opinião ajuda muita gente! Forte abraço e até a próxima!

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