Modelo compacto reforça aposta da marca nos kei cars eletrificados no Japão
Texto: Marcos Camargo
A Honda revelou oficialmente o N-ONE e, novo carro elétrico urbano voltado ao mercado japonês. Com design retrô, porte compacto e foco funcional, o modelo integra a linha “e:” da marca e amplia a presença da fabricante entre os kei cars elétricos — categoria de veículos pequenos que crescem no Japão por conta de incentivos fiscais, praticidade e baixo custo de operação.
Sem apelo visual de SUV ou baterias grandes, o N-ONE e foi projetado para ser eficiente e racional.
Estilo clássico, proposta moderna
Inspirado no visual do N-ONE original de 2012, o novo elétrico mantém a carroceria arredondada, com para-choques discretos e detalhes atualizados para evidenciar sua identidade elétrica. A plataforma é pensada para o uso urbano: dimensões reduzidas, interior prático e comandos físicos de fácil acesso.
Entre os destaques do interior estão bancos rebatíveis, central multimídia de bom tamanho e seletor eletrônico de marcha no lugar do câmbio convencional.
A Honda confirmou que o N-ONE e terá autonomia superior a 270 km no ciclo WLTP, suficiente para o deslocamento diário nas cidades. Embora os dados completos ainda não tenham sido divulgados, a expectativa é que o conjunto motriz seja semelhante ao do N-VAN e: — modelo comercial lançado em 2024 — com até 63 cv, limite legal para kei cars no Japão.
Um diferencial importante é a presença da tecnologia V2H (Vehicle-to-Home), que permite usar a energia da bateria do carro para abastecer residências ou alimentar equipamentos durante emergências, como apagões ou desastres naturais.
O conceito dos kei cars surgiu no Japão pós-guerra, inspirado nos microcarros europeus da década de 1940. Desde então, modelos como o Suzuki Carry e outros veículos compactos japoneses evoluíram até os atuais elétricos urbanos — com o N-ONE e sendo um dos exemplos mais recentes dessa tradição que alia eficiência, compacidade e funcionalidade.
The post Honda apresenta N-ONE e: sua própria visão sobre elétricos urbanos appeared first on Revista Carro.