Geely EX5 estreia no Brasil com motor elétrico: já testamos 

SUV médio da marca chinesa chega em duas versões e com bônus promocional para os primeiros compradores

 

 

Texto: Marcos Camargo

A Geely inicia hoje as vendas do EX5, primeiro modelo da marca chinesa no mercado brasileiro. O SUV elétrico será oferecido nas versões Pro e Max, ambas equipadas com motor de 218 cv e torque de 32,6 kgfm, alimentado por uma bateria Blade de 60,2 kWh. A tração é dianteira.

 

 

Os preços partem de R$ 205.800 na versão Pro e vão até R$ 225.800 na versão Max. A Geely oferece um bônus de R$ 10 mil para os 300 primeiros compradores, o que reduz o valor inicial para R$ 195.800.

A Revista Carro teve a oportunidade de testar o modelo em primeira mão no autódromo da Fazenda Capuava, interior de São Paulo. Com 4,61 metros de comprimento, o EX5 tem porte semelhante ao de um Toyota Corolla Cross, e entre os destaques estão o bom espaço interno e o acabamento bem executado.

 

 

Versões e equipamentos

 

Na configuração Pro, o EX5 traz de série:

• Faróis Full LED automáticos e lanternas em LED
• Rodas de 18” com pneus 225/55
• Teto solar panorâmico com cortina elétrica
• Ar-condicionado automático com filtro N95
• Bancos dianteiros com ajuste elétrico (motorista), volante com acabamento premium
• Banco traseiro com encosto reclinável e gaveta sob o assento
• Iluminação interna em LED e espelho fotocrômico

 

 

A autonomia declarada para essa versão é de 413 km (ciclo Inmetro). A potência de recarga rápida é de até 100 kW.

Já a versão Max adiciona:

• Rodas aro 19
• Bancos dianteiros ventilados e com massagem
• Iluminação ambiente com 256 cores
• Sistema de som premium FLYME com 16 alto-falantes
• Apoio elétrico para as pernas do passageiro
• Head-up display de 13,8”
• Banco do passageiro com função de entrada e saída ativa
• Autonomia de 349 km, devido ao maior peso e mais equipamentos.

 

 

Primeiras impressões

 

No primeiro contato dinâmico, o EX5 demonstrou boa entrega de potência, com aceleração progressiva e rodar suave como já esperado de um modelo elétrico. Mesmo com números expressivos — são 218 cv o comportamento é “familiar” sem respostas abruptas.

Nas curvas, a atuação da eletrônica é precisa e o controle de carroceria é favorecido pelo baixo centro de gravidade, proporcionado pelo posicionamento das baterias no assoalho.

 

 

O conjunto de suspensão é bem ajustado para o uso urbano, com leve tendência ao conforto. A direção é leve em baixa velocidade e firme o suficiente em trechos mais exigentes. Mas as respostas são um pouco lentas, um comportamento “familiar” para o SUV chinês. 

 

 

 

Mercado e estratégia

 

A Geely estreia com uma proposta competitiva no segmento de SUVs elétricos médios, ainda pouco explorado no Brasil. Além do EX5, a marca já opera com a Zeekr e prepara a chegada da Link & Co ao país. Todos os veículos do grupo Geely serão comercializados por meio de uma rede compartilhada com a Renault.

O Geely EX5 chega com bom pacote de tecnologia, autonomia acima dos 400 km na versão mais acessível e preços agressivos. A marca aposta em um produto que combina design atual, bom espaço interno e lista ampla de equipamentos para competir diretamente com nomes como BYD Yuan Plus, Volvo EX30 e outros SUVs eletrificados. Na prática o EX5 tem preço de compacto topo de linha ou médio de entrada o que pode tornar sua proposta interessante a depender da estratégia da marca por aqui.

 

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