Para participar da prova, o protótipo adotava um motor capaz de entregar até 390 cv de potência
O Citroën ZX Rallye Raid foi um protótipo desenvolvido há 35 anos atrás, exclusivamente, para participar da Baja Aragón, competição que ocorreu no norte da Espanha, nos dias 20 e 21 de julho e 1990.
Logo em sua estreia, as equipes de Ari Vatanen e Bruno Berglund, combinada com o time de Jacky Ickx e Christian Tarin, garantiram respectivamente a primeira e segunda colocação com o protótipo.
Durante o período de 1990 a 1997, o protótipo acumula 36 vitórias em 42 corridas. Entre as principais conquistas estão cinco pódios consecutivos na Copa Mundial de Rally Cross-Country entre 1993 e 1997, e quatro títulos no Paris-Dakar Rally nos anos de 1991, 1994, 1995 e 1996.
O ZX Rallye Raid serviu como laboratório de testes na época para trazer melhorias aos veículos de produção, como exemplo, o refino dos sistemas de suspensão independente com longo curso do Citroën ZX de produção, lançado posteriormente em 1991. O chassi tubular e a carroceria inspiraram melhorias na rigidez estrutural e na distribuição de peso dos modelos de rua.
Referente a motorização, o protótipo tinha um motor central-traseiro quatro cilindros e 2,5 litros, com 330 cv de potência e 59 kgfm de torque. A tração era integral, com câmbio manual de sete marchas e três diferenciais auto blocantes.
A suspensão era totalmente independente, com barras estabilizadoras e amortecedores reforçados. Os freios usavam discos ventilados de grande diâmetro (até 355 mm), e a direção era hidráulica de pinhão e cremalheira.
Com carroceria leve de Kevlar e plástico reforçado com fibra de carbono, pesava 1.450 kg e atingia 205 km/h, sustentado por pneus Michelin de competição e tanques de combustível com capacidade total de 480 litros.
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