Citroën ZX Rallye Raid completa 35 anos da vitória no Baja Aragón, na Espanha

Para participar da prova, o protótipo adotava um motor capaz de entregar até 390 cv de potência

O Citroën ZX Rallye Raid foi um protótipo desenvolvido há 35 anos atrás, exclusivamente, para participar da Baja Aragón, competição que ocorreu no norte da Espanha, nos dias 20 e 21 de julho e 1990.

Logo em sua estreia, as equipes de Ari Vatanen e Bruno Berglund, combinada com o time de Jacky Ickx e Christian Tarin, garantiram respectivamente a primeira e segunda colocação com o protótipo.

Durante o período de 1990 a 1997, o protótipo acumula 36 vitórias em 42 corridas. Entre as principais conquistas estão cinco pódios consecutivos na Copa Mundial de Rally Cross-Country entre 1993 e 1997, e quatro títulos no Paris-Dakar Rally nos anos de 1991, 1994, 1995 e 1996.

O ZX Rallye Raid serviu como laboratório de testes na época para trazer melhorias aos veículos de produção, como exemplo, o refino dos sistemas de suspensão independente com longo curso do Citroën ZX de produção, lançado posteriormente em 1991. O chassi tubular e a carroceria inspiraram melhorias na rigidez estrutural e na distribuição de peso dos modelos de rua.

Referente a motorização, o protótipo tinha um motor central-traseiro quatro cilindros e 2,5 litros, com 330 cv de potência e 59 kgfm de torque. A tração era integral, com câmbio manual de sete marchas e três diferenciais auto blocantes.

A suspensão era totalmente independente, com barras estabilizadoras e amortecedores reforçados. Os freios usavam discos ventilados de grande diâmetro (até 355 mm), e a direção era hidráulica de pinhão e cremalheira.

Com carroceria leve de Kevlar e plástico reforçado com fibra de carbono, pesava 1.450 kg e atingia 205 km/h, sustentado por pneus Michelin de competição e tanques de combustível com capacidade total de 480 litros.

The post Citroën ZX Rallye Raid completa 35 anos da vitória no Baja Aragón, na Espanha appeared first on Revista Carro.

Rolar para cima